Image de fundo Blor Home
adolescente

Série “Adolescência” propõe um olhar atento da escola e da família

16/05/2025

A série Adolescência, da Netflix e sucesso recente entre pais, educadores e adolescentes, tem chamado atenção ao abordar os dilemas e desafios dessa fase tão complexa da vida. Ambientada em alguns episódios no ambiente escolar, a produção trata de temas como identidade, pressão social, saúde mental, conflitos familiares, relacionamentos e o sentimento de não pertencimento.

Diante dessas questões, a série propõe uma reflexão importante: qual o papel da escola e da família na formação de um adolescente saudável e protagonista de sua própria história?

O acolhimento é um dos maiores diferenciais do Colégio Anglo Itu. Com um olhar atento e uma escuta constante no cotidiano dos alunos, a escola constrói uma rede de apoio verdadeira, com uma proposta pedagógica voltada à formação integral do ser humano.

Frente aos desafios vividos pelos adolescentes, o colégio realiza há muitos anos diversas ações integrativas que oferecem respostas eficazes às temáticas emocionais vistas na produção. Um dos exemplos é o Programa Líder em Mim (LEM), uma formação socioemocional que promove o autoconhecimento e fortalece a autoestima dos alunos. A série mostra claramente o impacto que a falta de clareza sobre si mesmo pode causar na adolescência — e é justamente isso que o LEM busca prevenir, ao oferecer ferramentas emocionais para que os jovens se reconheçam.

O adolescente precisa se ocupar de forma positiva. Ter metas, criar, imaginar, colaborar com o outro. Nesse sentido, o programa Mind Makers estimula o pensamento crítico e o empreendedorismo desde cedo. Ao propor atividades, os alunos aprendem e interagem como forma de prevenir o desânimo e a ansiedade, tão presentes na série.

Os episódios também evidenciam os desafios da convivência: exclusão, bullying, rótulos e conflitos interpessoais. O Anglo Itu enfrenta essa realidade com ações de integração, como passeios e viagens educativas, como exemplo ida a museus, cidades histórias, além de diversos eventos de socialização com as famílias, como datas comemorativas, ações de solidariedade etc. Esses momentos fora da sala de aula promovem o desenvolvimento do respeito, da empatia e da convivência em grupo.

Outro ponto importante destacado na série é a angústia relacionada ao futuro. Pensando nisso, o projeto de vida, com orientação vocacional e acompanhamento próximo, é mais uma iniciativa que o colégio oferece para que o jovem se conecte aos próprios talentos e encontre caminhos coerentes com seus valores.

Vale destacar também o papel do esporte, fortemente estimulado no Anglo Itu, com campeonatos, torneios e diversas atividades físicas incentivadas pelos educadores. Praticar esportes ajuda o adolescente a canalizar energia, manter o foco, desenvolver espírito de equipe, conviver melhor, se entusiasmar e se desconectar um pouco das telas.

Porém, nenhuma escola caminha sozinha nessa jornada. A série Adolescência também escancara a ausência — muitas vezes emocional — da família na vida dos filhos. Muitos dos conflitos enfrentados pelos personagens nascem da falta de diálogo em casa, da desconexão com os pais ou do excesso de liberdade digital sem orientação.

Por isso, a participação da família é essencial. Mais do que prover, é preciso estar presente: acompanhar o que os filhos assistem, o que acessam, com quem se relacionam, e, principalmente, reservar tempo de qualidade para conversar, escutar e orientar. Famílias que se envolvem, mesmo diante da correria do dia a dia, fazem toda a diferença na formação dos adolescentes.

Essa fase da vida exige cuidado, presença e parceria. Quando escola e família se unem, como propõe o Anglo Itu, é possível transformar desafios em aprendizados, formando jovens mais felizes e preparados para o futuro.

 


Voltar

COMPARTILHE:

Em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, é essencial explorar novas formas de ensino e aprendizado. Os blogs educacionais emergem como uma ferramenta poderosa para transformar a maneira como os alunos adquirem conhecimento e os educadores compartilham informações.

Siga-nos

Newsletter