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Como as crianças desenvolvem seu pensamento

25/10/2024

O desenvolvimento cognitivo das crianças é um processo complexo e fascinante, e Jean Piaget, renomado psicólogo suíço, foi um dos primeiros a explorar e detalhar as etapas pelas quais as crianças passam para adquirir conhecimento. Sua teoria, que permanece influente até hoje, identifica quatro estágios principais de desenvolvimento, desde o nascimento até a adolescência, cada um caracterizado por mudanças nas capacidades de pensar e compreender o mundo.

O primeiro estágio descrito por Piaget é o sensório-motor, que vai do nascimento até os 2 anos de idade. Nesta fase, o bebê explora o mundo principalmente através dos sentidos e das ações motoras, como pegar objetos, ouvir sons e observar o ambiente. Uma conquista importante desse período é a noção de permanência do objeto, quando a criança percebe que os objetos continuam a existir, mesmo que não estejam visíveis. Esse aprendizado marca o início da formação de esquemas mentais mais complexos.

Em seguida, de 2 a 7 anos, a criança entra no estágio pré-operacional. Aqui, as habilidades de linguagem se desenvolvem rapidamente, e a criança começa a usar símbolos para representar objetos e ideias. No entanto, o pensamento ainda é bastante centrado em si mesma, um fenômeno conhecido como egocentrismo. Fábio Augusto de Oliveira e Silva, diretor geral do Colégio Anglo Itu, observa que “essa fase é crucial para o desenvolvimento da imaginação e do pensamento simbólico, que aparecem em brincadeiras de faz de conta e na forma como a criança vê o mundo ao seu redor”.

O terceiro estágio é o das operações concretas, que vai dos 7 aos 11 anos. Nesse momento, as crianças já conseguem realizar operações mentais mais complexas, como organizar objetos em categorias, mas ainda precisam de referências concretas para entender conceitos abstratos. A reversibilidade, que é a habilidade de entender que certos processos podem ser revertidos, é uma das características importantes dessa fase. Por exemplo, uma criança nesse estágio entende que se somar e depois subtrair o mesmo número, voltará ao ponto de partida.

O último estágio descrito por Piaget é o das operações formais, que começa por volta dos 11 anos e se estende até a adolescência. Aqui, o jovem é capaz de pensar de forma abstrata, formular hipóteses e usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas. Esse estágio marca o desenvolvimento de habilidades como a capacidade de lidar com conceitos hipotéticos e de planejar ações futuras, habilidades essenciais para os desafios da vida adulta.

A teoria de Piaget trouxe uma visão inovadora ao sugerir que as crianças constroem ativamente seu conhecimento à medida que interagem com o mundo. Cada estágio é uma preparação para o seguinte, e o aprendizado ocorre de forma progressiva, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada criança. Essa perspectiva nos lembra que, para promover um ambiente de aprendizado saudável, é fundamental entender em que fase a criança está e ajustar as atividades de acordo com suas necessidades.

Compreender as fases do desenvolvimento cognitivo ajuda os pais e educadores a apoiarem de forma mais adequada as crianças em seu processo de aprendizado, respeitando o tempo de cada uma e incentivando a curiosidade. Fábio Augusto de Oliveira e Silva enfatiza que “o papel da educação é criar oportunidades para que a criança explore, experimente e descubra, respeitando cada etapa de seu crescimento cognitivo”. Assim, ao acompanhar de perto o desenvolvimento de seus filhos, os pais podem colaborar para que eles tenham uma jornada de aprendizado rica e significativa. Para saber mais sobre Piaget, visite https://www.todamateria.com.br/jean-piaget/ e https://novaescola.org.br/conteudo/1709/jean-piaget-o-biologo-que-colocou-a-aprendizagem-no-microscopio

 

 


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