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criança sentada no chão organizando brinquedos

Dicas práticas de organização na infância

20/09/2024

Ensinar organização para as crianças envolve o desenvolvimento de habilidades essenciais que contribuem para a autodisciplina, autonomia e planejamento, preparando-as para enfrentar os desafios do dia a dia e crescerem como adultos responsáveis e seguros. Para que o aprendizado seja leve e natural, é fundamental começar cedo e adaptar as atividades à faixa etária da criança.

Um dos primeiros passos para ensinar organização é envolver as crianças nas tarefas do dia a dia, como guardar brinquedos ou arrumar a mesa. A partir dos dois anos, já é possível introduzir essas atividades simples, que devem ser vistas como parte da rotina. “Envolver as crianças nas pequenas tarefas do cotidiano as ajuda a desenvolver um senso de responsabilidade desde cedo, além de promover a autonomia de forma gradual e constante”, destaca Fábio Augusto de Oliveira e Silva, diretor geral do Colégio Anglo Itu.

O exemplo é uma ferramenta poderosa para ensinar organização. As crianças aprendem muito observando os adultos, por isso é essencial que pais e cuidadores também demonstrem comportamento organizado. Mostrar como dobrar roupas, guardar objetos nos devidos lugares e manter os espaços limpos são atitudes que as crianças tendem a imitar.

Transformar a organização em algo divertido é uma das melhores formas de engajar as crianças. Jogos que envolvem guardar brinquedos rapidamente ou arrumar o quarto podem tornar essa tarefa muito mais atrativa. Cantar músicas ou criar desafios durante a arrumação são formas de tornar o processo prazeroso e natural.

Além disso, o uso de organizadores, como caixas e gavetas etiquetadas, facilita a identificação de onde cada item deve ficar, estimulando a independência das crianças.

A consistência nas rotinas é outro aspecto importante. Após cada atividade, incentivar a criança a guardar o que usou antes de iniciar uma nova brincadeira ajuda a criar hábitos organizados. Com o tempo, essas ações se tornam automáticas, contribuindo para um ambiente mais harmonioso e para o desenvolvimento da responsabilidade.

Segundo Fábio Augusto, “a organização, quando incorporada desde cedo, contribui para uma vida mais estruturada, onde a criança aprende a valorizar seus pertences e a se sentir segura em ambientes ordenados.” Essa prática também impacta positivamente a autoestima, pois crianças que conseguem organizar seus espaços se sentem capazes e confiantes, fortalecendo sua independência.

A introdução da organização deve ser gradual e respeitar o ritmo de cada criança. Ajustar as expectativas conforme a idade é crucial para evitar frustrações. Para os pequenos, o foco deve ser familiarizá-los com a ideia de que cada coisa tem seu lugar. À medida que crescem, essas ações se consolidam em hábitos que serão levados para a vida adulta.

Ensinar organização é um investimento no futuro das crianças. Com paciência, consistência e métodos divertidos, é possível transformar essa prática em algo prazeroso e que faz parte do dia a dia.

Para saber mais sobre organização para crianças, visite https://revistacasaejardim.globo.com/dicas/organizacao/noticia/2022/10/12-dicas-para-ensinar-criancas-sobre-organizacao.ghtml e https://gamarevista.uol.com.br/semana/como-organizar-a-vida/como-ensinar-organizacao-para-criancas/

 


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